sábado, 14 de outubro de 2017

Graduação em Administração


O curso superior de Administração que dura em média quatro anos, forma profissionais responsáveis pelo gerenciamento da rotina diária de uma organização, desde o controle dos recursos financeiros, materiais e humanos ao desenvolvimento de estratégias de mercado.

O administrador tem conhecimentos abrangentes para atuação em diversas áreas, como por exemplo, Marketing e Publicidade, Comércio Exterior, Sistemas de Informação, Gestão Ambiental, Logística, Terceiro Setor, dentre outros. Pode-se, ainda, definir as políticas corporativas, preocupando-se, por exemplo, com ações de sustentabilidade e responsabilidade social. Seja qual for a área de atuação, este bacharel precisa se manter atualizado com a economia mundial e nacional, as tendências de consumo e a legislação na área de atuação da empresa. Cursos de especialização, como MBAs, são essenciais para crescer na carreira.

A administração é uma tarefa estratégica, ou seja, feita de forma estudada e de acordo com o planejamento estratégico, para obtenção de melhores resultados dentro da organização.


OS DIFERENTES TIPOS DE CURSO DE ADMINISTRAÇÃO:
Bacharelado em Administração
O curso superior de Bacharelado em Administração é a principal e mais completa formação que um Administrador de empresas pode ter. Com duração média de quatro anos, o curso oferece uma formação bem generalista. Os alunos estudam desde Contabilidade até fundamentos do Direito, e podem se especializar posteriormente em diferentes áreas.
Cursos de Tecnólogo na área de Administração
Com duração média de dois anos e meio, o objetivo do curso superior de grau Tecnológico é preparar o aluno para entrar rapidamente no mercado de trabalho. Os currículos têm maior concentração de disciplinas práticas e técnicas. Estes cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e há diversas opções na área equivalente à Administração, chamada de Gestão e Negócios: Gestão Comercial, Gestão da Qualidade, Gestão de Finanças e Processos Gerenciais, são alguns exemplos.
Curso Técnico em Administração

Com duração média de dois anos, o curso técnico em Administração tem o objetivo de preparar o aluno para trabalhar com processos mais operacionais da rotina diária de uma empresa. Este profissional exerce atividades de apoio em áreas como Contabilidade, Recursos Humanos, Marketing e Finanças. Também pode atuar na gestão destas áreas, muitas vezes auxiliando um Tecnólogo ou Bacharel em Administração.
O curso de Administração exige bastante leitura, estudos de casos e participação em atividades complementares como workshops e palestras.