sexta-feira, 13 de outubro de 2017

O que é Administração?


Administração ou Gestão é a ciência social que estuda e sistematiza as práticas administrativas dentro de uma organização. O termo "administração" significa direçãogerência. Ou seja, é o ato de administrar ou gerenciar negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas.

A Administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações. Tem sua prática especialmente nas empresas, sejam públicas, privadas, mistas e dentre outras. Pressupõe a existência de uma instituição a ser gerida, ou seja, uma organização a ser constituída de pessoas e recursos que se relacionem num determinado ambiente, orientadas para objetivos comuns.

A necessidade de organizar os estabelecimentos nascidos com a revolução industrial, ocorrida na Inglaterra em meados do século XIX, levou profissionais de outras áreas mais antigas, a exemplo da engenharia, a buscar soluções específicas para problemas que não existiam antes. Assim, a aplicação de métodos de ciências diversas, para administrar estes empreendimentos, deu origem aos rudimentos da Ciência da Administração.

No Brasil, o Dia do Administrador é comemorado no dia 9 de setembro. O patrono dos Administradores brasileiros é o Adm. Belmiro Siqueira.

Administrar é levar o conhecimento à ação
-Peter Drucker