quarta-feira, 29 de novembro de 2017

Gestão da Tecnologia e da Inovação


Planejamento Tecnológico nas Empresas 
Para que se tenha sucesso, as empresas devem focar no seu planejamento tecnológico, buscando sempre identificar todas as oportunidades de se aplicar tecnologias novas absorvidas através de programas estratégicos, fruto de cuidadoso planejamento.
Esta operacionalização deverá se dar em duas etapas:
 A identificação das oportunidades


 A internalização da tecnologia

Identificação de oportunidades
Deverá ser avaliada toda nova tecnologia, buscando aplicações similares realizadas em outras empresas e seus resultados, identificando também as melhorias ocorridas após esta implantação. É muito comum possuir mais de um fornecedor para implementar uma nova tecnologia dentro do seu processo, cabe a cada empresa, identificar aquela que melhor se adapte às suas características, avaliando sempre, o grau de maturidade da empresa para absorver esta nova tecnologia, o nível de investimento necessário e o resultado esperado (custo-benefício).
Internalização da tecnologia
Para se internalizar uma tecnologia pode-se escolher a modalidade que mais se aproxime do perfil e da necessidade da empresa. Abaixo estão relacionadas algumas modalidades de internalização:
Compra - A aquisição ou aplicação de uma nova tecnologia deve ocorrer no tempo certo, desta forma, a empresa evita que haja uma defasagem tecnológica, permitindo que a mesma aproveite melhor a utilização desta tecnologia, obtendo resultados financeiros mais satisfatórios. Dentro desta evolução, é comum que algumas empresas não tenham tempo de conhecer profundamente a tecnologia aplicada e já serem obrigadas a migrar para outra ainda mais nova.
Importação - As tecnologias importadas obrigam as empresas a possuir um corpo técnico com capacidade de absorver, deter e transmitir esta nova tecnologia, permitindo assim, a disseminação da mesma dentro das demais esferas da organização, propagando desta forma a tecnologia importada a um custo bem baixo.
Vigilância tecnológica – A empresa deve estar sempre atenta aos seus concorrentes, buscando sempre observar os movimentos e tendências dos mesmos, desta forma é possível perceber em qual nível a sua empresa está inserida.
Cópia de Tecnologia – Para que se tenha uma cópia tecnológica com sucesso, devemos estar atentos, ao tempo certo de implementá-la ao processo, pois de alguma forma, o concorrente já saiu na frente com o lançamento da mesma, e o lançamento extemporâneo poderá trazer prejuízos indesejáveis. Por outro lado aproveitar e aperfeiçoar uma nova ideia poderá ser muito interessante para a empresa, desde que isso seja feito dentro do prazo de aceitação do mercado.
Formação de Pessoal – A capacitação técnica dos colaboradores da empresa de forma contínua é fundamental para que se alcance sucesso, pois a capacidade criativa e as formas inovadoras estão diretamente relacionadas com este nível de absorção de novos conhecimentos, permitindo o surgimento de novas idéias e sua aplicabilidade dentro dos processos e no desenvolvimento de novos produtos. Quando se investe em capacitação do pessoal próprio, cria-se um ambiente interno de satisfação, motivando os colaboradores e fazendo com haja uma melhoria significativa na produtividade da empresa, tornado assim um diferencial para a mesma.
Licenciamento – O licenciamento de uma nova tecnologia é rápido de se implementar e tem a vantagem de baixo investimento em desenvolvimento de pesquisas, e por ser de fácil implementação, permite que se tenha um retorno muito rápido e possibilitando as atualizações tecnológicas contínuas.
Pesquisa por encomenda – É uma boa opção e atualmente muito utilizada pelas empresas, consistindo utilizar a estrutura, conhecimento, e o próprio ambiente de outras instituições (como as universidades), para desenvolver pesquisas específicas de interesse das próprias empresas e financiadas pelas as mesmas.
Contratação de especialista – Esta contratação pode ser muito útil, pois apesar de serem caros, estes profissionais tem o domínio sobre a tecnologia e poderão transmiti-la de forma muito eficaz aos colaboradores da empresa.
Associações – É uma forma de somar esforços, diminuindo o investimento em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). As empresas adquirem o conhecimento em conjunto e depois os desenvolvem e os aplica de acordo com a estratégia de cada uma.
Desenvolvimento interno – São desenvolvimentos próprios das empresas, possuem custos elevados em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), ampliam o mercado de atuação ao nível internacional, porém correndo muitos riscos e incertezas, que são inerentes aos tipos de inovações radicais, características das mesmas.

A inovação tecnológica consistente é a chave para garantir competitividade e liderança. Cada empresa tem buscado estabelecer um modelo próprio de gestão da inovação, pautado principalmente por suas competências, desenvolvimento de pesquisas e desenvolvimento (P&D) e pela percepção de oportunidades.