O Diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (80% das consequências advêm de 20% das causas), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É uma das sete ferramentas da qualidade.
CONSTRUÇÃO DO GRÁFICO:
Uma vez que as ocorrências mais frequentes são identificadas, pode ser construído um tabela com cada causa acompanhada de sua frequência absoluta. Por exemplo, tipos de problemas ocorridos em uma empresa de eletrodoméstico.
MOTIVOS DE PROBLEMAS FREQUÊNCIA QUE OCORRE Defeito no produto 75 Demora na montagem 49 Mau Atendimento 30 Problemas com vendas através de site 20 Total 174
Em seguida, calcula-se o percentual absoluto e acumulado. O percentual é encontrado dividindo cada frequência pelo total de frequências ocorridas; Já para o cálculo do percentual acumulado, soma-se cada porcentagem à porcentagem acumulada da linha anterior.
MOTIVOS DE PROBLEMAS FREQUÊNCIA % % ACUMULADA Defeito no produto 75 43% 43% Demora na montagem 49 28% 71% Mau atendimento 30 17% 88% Problemas com vendas através de site 20 12% 100% Total 174 100%
Por fim, o diagrama pode ser feito em qualquer software que gere um gráfico de colunas, juntamente a um gráfico de linhas.
EXEMPLO:
Os benefícios da utilização dos Diagramas de Pareto a principio são resolver um problema de forma eficiente por meio da identificação e hierarquização, de acordo com a sua importância das causas principais de falhas;