sábado, 30 de dezembro de 2017

Diagrama de Pareto


O Diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas, procurando levar a cabo o princípio de Pareto (80% das consequências advêm de 20% das causas), isto é, há muitos problemas sem importância diante de outros mais graves. Sua maior utilidade é a de permitir uma fácil visualização e identificação das causas ou problemas mais importantes, possibilitando a concentração de esforços sobre os mesmos. É uma das sete ferramentas da qualidade.


CONSTRUÇÃO DO GRÁFICO:

Uma vez que as ocorrências mais frequentes são identificadas, pode ser construído um tabela com cada causa acompanhada de sua frequência absoluta. Por exemplo, tipos de problemas ocorridos em uma empresa de eletrodoméstico.

  • MOTIVOS DE PROBLEMASFREQUÊNCIA QUE OCORRE
    Defeito no produto75
    Demora na montagem49
    Mau Atendimento30
    Problemas com vendas através de site20
    Total174

Em seguida, calcula-se o percentual absoluto e acumulado. O percentual é encontrado dividindo cada frequência pelo total de frequências ocorridas; Já para o cálculo do percentual acumulado, soma-se cada porcentagem à porcentagem acumulada da linha anterior.

  • MOTIVOS DE PROBLEMASFREQUÊNCIA%% ACUMULADA
    Defeito no produto7543%43%
    Demora na montagem4928%71%
    Mau atendimento3017%88%
    Problemas com vendas através de site2012%100%
    Total174100%

Por fim, o diagrama pode ser feito em qualquer software que gere um gráfico de colunas, juntamente a um gráfico de linhas.


EXEMPLO:



Os benefícios da utilização dos Diagramas de Pareto a principio são resolver um problema de forma eficiente por meio da identificação e hierarquização, de acordo com a sua importância das causas principais de falhas;