sábado, 30 de dezembro de 2017

Folha de Verificação


As Folhas de Verificação são tabelas ou planilhas usadas para facilitar a coleta e análise de dados. O uso de folhas de verificação economiza tempo, eliminando o trabalho de se desenhar figuras ou escrever números repetitivos. Além disso elas evitam comprometer a análise dos dados. É uma das sete ferramentas da qualidade.
A folha de verificação pode ser utilizada para diversos fins, como por exemplo: contagem de quantidades, defeitos, causas de efeitos e defeitos, frequência, etc. Todas as ferramentas da qualidade devem ser usadas de forma integrada. Portanto, após fazer as coletas dos dados, é necessário definir qual ferramenta deve ser utilizada para dar andamento no processo, de forma a corrigir problema e garantir a melhoria.


EXEMPLO DE FOLHA DE VERIFICAÇÃO:

Em uma fábrica de camisetas, a Alta Direção identificou uma perda grande na produção. Assim, formularam uma folha de verificação para identificar qual era o defeito que estava gerando maiores perdas na produção. Diariamente, durante duas semanas, os funcionários da linha de produção anotaram a ocorrência dos defeitos:


















Após o levantamento dos dados, pode se observar que nessa empresa o problema que mais ocorre durante a produção é a cor diferente do desenho, assim a empresa deve analisar a possibilidade de utilizar outras ferramentas para resolução dos problemas identificados, como um diagrama de causa e efeito, um PDCA, pois só assim garantirá que o uso dessa ferramenta será eficaz.