quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Gestão da Cadeia de Suprimentos - Supply Chain Management (SCM)



Gestão da Cadeia de Suprimentos de Negócios, em inglês: Supply Chain Management (SCM) é o gerenciamento de uma rede interligada de negócios envolvidos na provisão final de pacotes produto e serviço requeridos por clientes finais (Harland, 1996). A gestão da cadeia de suprimentos abrange todo o movimento e armazenamento de matéria prima, trabalho em processo de inventário, e produtos acabados do ponto de origem até o ponto de consumo (cadeia de suprimentos).


IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS


O ambiente de negócios se coloca como parte de um sistema dinâmico e complexo, de forma que nunca foi e nunca será um ambiente estático. A maneira como o gerenciamento das atividades é desenvolvido nas empresas depende das características do macroambiente na qual a mesma se insere, sendo que este se apresenta sempre em constante mudança, sejam estas de ordem social, econômica, política, tecnológica etc., ou uma combinação destas. A Gestão da Cadeia de Suprimentos se constitui em uma estratégia ímpar e singular para obtenção de vantagem competitiva, pois, além de campo de estudo relativamente recente, também abrange ganhos a todas as empresas envolvidas em uma cadeia de suprimentos, se constituindo, portanto, não somente em esforço e ganhos unilaterais, mas sim em esforço e ganhos mútuos.

"...Administrar de maneira eficiente uma cadeia de suprimentos passa, necessariamente, por dois fatores básicos: planejamento e controle. Planejar cuidadosamente todo o percurso dos recursos, desde a fonte de matérias-primas até o consumidor final. Isso compreende, entre outras coisas, negociar com fornecedores, providenciar o transporte, garantir o controle de qualidade, gerir o armazenamento, coordenar a distribuição etc." (Fonte: https://meusucesso.com/artigos/logistica/o-que-e-cadeia-de-suprimentos-322/)


A SCM tem como objetivo, auxiliar na redução dos custos ao longo da cadeia de suprimentos, também com a intenção de atender as exigências dos clientes de forma mais assertiva e com maior qualidade. O foco das empresas hoje é em seu cliente, por isso o SCM busca uma gestão de qualidade, entregando o que o cliente deseja, no preço e nas condições estabelecidas.

                                                                           Fonte: Arte equipe Portogente

Pode-se perceber que independente da variedade e até certa disparidade nas definições, a Cadeia de Suprimentos representa um conjunto de atividades que envolvem as atividades de compra, armazenamento, transformação embalagem, transporte, movimentação interna distribuição e todo o suporte necessário para que tudo possa acontecer.