Kaizen, (do japonês, "melhoria" ou "mudança para melhor"), refere-se a filosofia ou práticas que incidem sobre a melhoria continuada dos processos de manufatura, engenharia, gestão de negócios ou qualquer processo como até mesmo na área da saúde, psicoterapia, life-coaching, governos, bancos e outras indústrias. Quando usado no sentido de negócio e aplicado ao local de trabalho, o kaizen refere-se a atividades que melhorem continuamente todas as funções e envolve todos os funcionários desde o CEO até os trabalhadores da linha de montagem. Também se aplica a processos, como compra e logística, que cruzam fronteiras organizacionais da cadeia de suprimentos.
Ao melhorar as atividades e processos padronizados, kaizen tem como objetivo eliminar o desperdício (ver manufatura enxuta). O kaizen foi implementado pela primeira vez em várias empresas japonesas depois da Segunda Guerra Mundial. Desde então, se espalhou por todo o mundo.
“Hoje melhor do que ontem, amanha melhor do que hoje.”
9 MANDAMENTOS DO SISTEMA KAIZEN:
- Aprender na prática.
- Todo desperdício deve ser eliminado.
- Todos os colaboradores devem estar engajados no processo de melhoria.
- O aumento da produtividade deve ser baseado em ações que não demandem investimento financeiro alto.
- Deve ser aplicado em qualquer local ou empresa.
- As melhorias obtidas devem ser divulgadas, como forma de se ter uma comunicação transparente.
- As ações devem ter foco no local de maior necessidade.
- O Kaizen deve ser direcionado de forma que seu objetivo seja unicamente a melhoria dos processos.
- A priorização na melhoria das pessoas deve ser mais importante.
Reconhecer as ideias que surgem e sua importância é indispensável, e essa é a melhor forma de dar início a mudanças para que tudo o que seja feito na empresa tenha como princípio fazer mais e melhor a cada dia.