quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

Metodologia da Pesquisa


O QUE É METODOLOGIA?

A metodologia é a ciência compreendida por meio da sistematização dos processos a serem desenvolvidos no decorrer do estudo e/ou pesquisa acadêmica para gerar conhecimento. Deste modo, a metodologia vai descrever quais são os métodos e instrumentos empregados para realização da pesquisa científica.


O QUE É PESQUISA CIENTIFICA?


Pesquisa científica é o produto de uma investigação detalhada e meticulosa, que busca responder o problema proposto, alicerçando-se em mecanismos científicos. Ou seja, a pesquisa cientifica utiliza-se de uma associação de métodos e técnicas empregados pelos pesquisadores para alcançar e produzir novos conhecimentos ou complementar conhecimentos já existentes. Assim a pesquisa cientifica segue todos os processos e normas metodológicas para que a investigação seja validada e representativa. Desta maneira, todas as etapas são organizadas sequencialmente, como a escolha do tema e do problema de pesquisa, qual metodologia será adotada, averiguação dos resultados e a comunicação dos resultados.

METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTIFICA


A metodologia da pesquisa cientifica é a ciência que busca compreender qual a relação entre objeto de pesquisa e o sujeito (individuo), analisando e entendendo os problemas visualizados e quais suas aplicações em meio as alterações do ambiente. Através dos métodos disponíveis a estruturação e sistematização do problema será iniciada, esquematizando qual a melhor maneira de investigar e obter os melhores resultados.


O QUE SÃO MÉTODOS CIENTÍFICOS?


É um procedimento racional e sistemático que permite ao cientista encontrar fatos verídicos de maneira verificável, segura e econômica, através de uma sequência de escolhas que agem como ferramenta de auxílio na sua tomada de decisão. A utilização desses métodos diferencia o conhecimento científico dos conhecimentos populares, filosóficos e religiosos.


TIPOS:


Método Indutivo

O método indutivo surge a partir de um processo cognitivo que tratam informações particulares passível a comprovação como algo verdadeiro. É um método pautado em premissas que resultam em conclusões com conteúdo mais extenso. No pensamento indutivo o resultado obtido à partir da pesquisa não traz conclusões totalmente verdadeiras, divergente ao método dedutivo.

Método Dedutivo

É a construção de teorias a partir de certas premissas, geralmente antecedentes aos fatos particulares. A veracidade das premissas influenciam diretamente na conclusão, ou seja, se todas premissas são verdadeiras logo a conclusão é verdade. Assim, já nas premissas deve haver mesmo que de maneira implícita informações que serão obtidas através da conclusão.

Método Hipotético Dedutivo

Esse método conforme Karl Raimund Popper consiste em três etapas:

  • Problema: é o questionamento que irá originar a investigação, filtrando os dados importantes a partir de conjecturas.
  • Conjecturas: é a maneira de solucionar através de suposições, capaz de ser verificável, o problema levantado.
  • Tentativa de Falseamento: Consiste em tornar falso a conjectura proposta como solução, com a finalidade de encontrar e excluir erros. Assim, atestando ou levantando outros problemas para pesquisa. 
Método Dialético

A dialética é norteada por 4 leis: Ação recíproca, mudança dialética, passagem da quantidade a qualidade e interpenetração dos contrários. No ponto de vista dialético o mundo e trata de um complexo conjunto em desenvolvimento, isto posto é fato que tudo vive de maneira dependente, portanto não se deve se analisar um objeto isoladamente.


O importante para metodologia é validar os passos percorridos a fim de alcançar objetivos apresentados na pesquisa, mostrando o raciocínio utilizado pelos pesquisadores interpelar o objeto de estudo.