segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

Organizações, Sistemas e Métodos


Organizações, Sistemas e Métodos é uma área clássica da administração e análise e desenvolvimento de sistemas que lida com um conjunto de técnicas que tem como objetivo principal aperfeiçoar o funcionamento das organizações. A função de Organização e Métodos é reconhecida pelas siglas: O&M e OSM (Organização, Sistemas e Métodos).

Analista de O&M executa a função de Organização e Métodos que baseava-se originalmente na abordagem estruturalista da administração, composta da Teoria da Burocracia de Weber e na Teoria Estruturalista. É, sem dúvida, o profissional que melhor conhece a estrutura organizacional da empresa em cada um dos seus setores de atividade, seus encarregados e responsáveis, a divisão de trabalho e as linhas de autoridade e responsabilidade.

Hoje a ênfase de O&M é dada pela Teoria da Contingência e Holismo, embora a base ainda seja a Teoria do Desenvolvimento Organizacional e Teoria Geral dos Sistemas.


METODOLOGIA DE O&M

A metodologia do trabalho de O&M consiste na realização de um diagnóstico também chamado da Análise Administrativa. Suas fases são: identificação do problema, coleta de dados, análise propriamente dita, elaboração de sugestões ou do novo sistema, treinamento, implantação e acompanhamento. E no princípio de racionalização dos métodos de trabalho de forma a habilitar o indivíduo a produzir mais e melhor dentro de uma unidade de tempo. Diversas razões justificam a criação de uma função especial a nível de assessoria.


ATIVIDADES:

Dentre as atividades de O&M, as mais comuns são (Caldas, 1999, p. 7):


  • Desenho, racionalização e normatização de processos e procedimentos organizacionais;
  • Desenho, formalização e mudança da estrutura organizacional;
  • Desenho, racionalização e normatização de formulários;
  • Normatização e racionalização do uso do espaço físico e layout na empresa.


Resultados qualitativos do O&M são: melhor qualidade do produto do ponto de vista técnico, maior precisão, maior rapidez e pontualidade e maior homogeneidade do produto.