A Matemática Financeira utiliza uma série de conceitos matemáticos aplicados à análise de dados financeiros em geral.
Os problemas clássicos de matemática financeira são ligados a questão do valor do dinheiro no tempo (juro e inflação) e como isso é aplicado a empréstimos, investimentos e avaliação financeira de projetos.
CONCEITO:
- Principal, Capital ou Valor Presente: Valor que está sendo emprestado ou investido.
- Juro: Compensação paga pelo tomador do empréstimo (ou receptor do investimento) para ter o direito de usar o dinheiro até o dia do pagamento. Pode ser expresso em valor monetário ($) ou como uma taxa de juro (%).
- Saldo: É a soma do Principal com o Juro em um determinado momento.
- Parcela ou Pagamento: Valor pago pelo tomador do empréstimo (ou receptor do investimento).
JUROS COMPOSTOS:
Em geral, os problemas tratados pela matemática financeira consideram o regime de juros compostos ao invés de juros simples. Nesse regime, a fórmula usada é:
ou, invertendo os termos,
onde
- Valor Futuro (do inglês Future Value)
- Valor Presente (do inglês Present Value)
- Taxa de juros (do inglês Interest Rate)
- Número de períodos
A maioria das operações envolvendo dinheiro utiliza juros compostos. Estão incluídas: compras a médio e longo prazo, compras com cartão de crédito, empréstimos bancários, as aplicações financeiras usuais como Caderneta de Poupança e aplicações em fundos de renda fixa, etc. Raramente encontramos uso para o regime de juros simples: é o caso das operações de curtíssimo prazo, e do processo de desconto simples de duplicatas.