segunda-feira, 16 de abril de 2018

Métodos Quantitativos e Qualitativos

 

A PESQUISA QUANTITATIVA
O método quantitativo é conclusivo, e tem como objetivo quantificar um problema e entender a dimensão dele. Fornecendo informações numéricas sobre o comportamento do consumidor.

O método quantitativo é usado para medir o tamanho de um mercado, de um segmento de mercado, share de marca, frequência de compra ou comportamento, lembrança de marca, níveis de distribuição, etc. 

Alguns indicadores para seguir uma pesquisa quantitativa:

>Você já possui os dados de pesquisa anteriores sobre o assunto
>O objetivo é confirmar uma hipótese
>Você quer mensurar uma tendência de comportamento
>Os conceitos a serem mensurados não são ambíguos
>Os conceitos podem ser mensurados em relação à proporção ou usando uma escala

Os dados coletados por meio deste método impactam diretamente na tomada de decisão, bem como aqueles fornecidos pela pesquisa qualitativa.



A PESQUISA QUALITATIVA

Na pesquisa qualitativa o foco dela é entender o comportamento do consumidor, ao invés de simplesmente medir. 
Por isso, esse método de pesquisa não apresenta resultados em números exatos, e a coleta de dados pode ser feita de maneiras variadas, como por exemplo por meio de grupos de discussão, entrevistas qualitativas individuais em profundidade e observação de comportamentos.
A amostra é geralmente pequena, e os respondentes são selecionados para suprir uma cota específica.
Ela ajuda a:
>Entender as motivações de um grupo;
>Compreender e interpretar comportamentos e tendências;
>Identificar hipóteses para um problema;
>Descobrir opiniões e expectativas de indivíduos.




Por meio destas informações, você pode identificar, qual o melhor tipo de pesquisa adequado para a sua empresa ou para os seus objetivos, é muito importante conversar com os especialistas para conferir quais as vantagens destas metodologias e quais os possíveis desdobramentos que este serviço pode oferecer.