quinta-feira, 24 de maio de 2018

Gestão de Comércio Exterior


COMÉRCIO EXTERIOR

Comércio Exterior é uma profissão que envolve operações de compra e venda de insumos, matéria-prima e produtos entre países diferentes. 

  • Quando uma empresa brasileira compra de uma empresa estrangeira, essa operação é chamada de importação.

  • Quando é a empresa brasileira que vende para outro país, a operação é chamada de exportação.

Muitas vezes, o profissional precisa analisar as tendências de mercado – tanto no âmbito externo como no interno e avaliar as necessidades de clientes e fornecedores. Pode identificar oportunidades de compra e venda e elaborar estratégias para a viabilidade de um negócio, definindo planos de marketing e de logística, entre outros.


DIFERENÇA ENTRE COMÉRCIO EXTERIOR E COMÉRCIO INTERNACIONAL


Comércio internacional

Essa denominação aborda normas internacionais aplicadas a produtos e serviços, tais como operações de trocas entre países decorrentes de intercâmbio econômico (mercadorias, serviços e mão de obra), político e cultural e existem para facilitar a negociação entre os países, visando aumentar o potencial de trocas comerciais entre eles.


Comércio exterior

A expressão “comércio exterior”, por sua vez, é utilizada para designar as regras internas de um país, relacionadas ao comércio internacional, e são criadas com o intuito de disciplinar todos os itens do exterior que entram no país, assim como a saída de produtos para outras nações.





Depois de conhecer o comércio exterior e o comércio internacional, o gestor entenderá que toda transação de mercadorias e/ou serviços entre países é realizada pelo que é conhecido no mercado como “tripé internacional”, que é formado pelo comércio exterior do país importador, o comércio exterior do país exportador, em conjunto com o comércio internacional.