quinta-feira, 24 de maio de 2018

Gestão e Sustentabilidade


A gestão da sustentabilidade transforma o conceito de sustentabilidade e ferramentas de gestão que podem ser medidas e simuladas. A sustentabilidade como conceito resulta da forte interligação entre o vetor ambiental, social (necessidades das gerações presentes e futuras) e econômico. A gestão destes vetores permite manter um sistema indefinidamente, sem consumir os recursos, mantendo a viabilidade econômica e simultaneamente criando as condições necessárias para garantir as necessidades das gerações presentes e futuras.


E como uma empresa pode fazer sua gestão pensando na sustentabilidade? O primeiro passo é incorporar o conceito como pilar do negócio. Ou seja, a sustentabilidade deve fazer parte dos valores da companhia e estar inserida em todos os processos, práticas e produtos desenvolvidos. Dessa forma, atraímos pessoas com essa mesma consciência e formamos uma equipe integrada e orientada para a sustentabilidade.


O retorno de todo esse investimento em sustentabilidade é o reconhecimento pela preocupação com os pilares econômico, social e ambiental, bem como a reputação positiva que a empresa conquista junto aos stakeholders.


Fazer a gestão com foco na sustentabilidade é, de fato, um grande desafio para as companhias. Mas a chave para o sucesso é ter esse conceito e essa preocupação inseridos no DNA da empresa, com líderes engajados e cientes das oportunidades que a sustentabilidade pode trazer ao agregar valor às marcas, alcançar melhores resultados e garantir a perenidade do negócio.





Sistemas de tratamento e reaproveitamento de água, projetos para eliminar a geração de resíduos, cuidados para usar de forma eficiente a energia elétrica são alguns processos básicos, que a Whirlpool, por exemplo, já adota e que trazem uma contribuição enorme para o meio ambiente.