A análise de investimentos envolve decisões de aplicação de recursos com prazos longos, considerados de período maior que um ano, com o objetivo de propiciar retorno adequado aos proprietários desse capital.
Os métodos mais comuns de avaliação de projetos de investimento são:
- Payback;
- Payback descontado;
- Valor presente líquido – VPL;
- Taxa interna de retorno – TIR.
O Payback é o período de tempo necessário para que as entradas de caixa do projeto se igualem ao valor a ser investido, ou seja, o tempo de recuperação do investimento realizado. Se levarmos em consideração que quanto mais extenso o período do projeto, maiores são as incertezas, é esperado que as empresas procurem diminuir seus riscos optando por projetos que tenham um retorno do capital dentro de um período de tempo razoável.
O Payback Descontado é o período de tempo necessário para recuperar o investimento, avaliando-se os fluxos de caixa descontados, ou seja, considerando-se o valor do dinheiro no tempo.
O cálculo do Valor Presente Líquido – VPL, ou em inglês Net Present Value - NPV leva em conta o valor do dinheiro no tempo. Portanto, todas as entradas e saídas de caixa são trazidas para a data vigente ou atual. O VPL de um investimento é igual ao valor presente do fluxo de caixa líquido do projeto em análise, descontado pelo custo médio ponderado de capital.
A Taxa Interna de Retorno – TIR é a taxa que se iguala as entradas de caixa ao valor a ser investido em um projeto, ou seja, é a taxa que iguala o VPL de um projeto a zero. A TIR como ferramenta de análise pode levar a precipitação de se aprovar projetos que não remuneram adequadamente o capital investido, por isso deve ser uma ferramenta complementar à análise.
Orçamento de capital é um processo que envolve a seleção de projetos de investimento e a quantificação dos recursos a serem empregados. As discussões envolvidas são se o projeto ira se pagar, se o projeto agrega riqueza aos acionistas ou não e qual seria a melhor alternativa de investimentos. Para responder estas perguntas e necessária uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise.
Assim são feitas previsões de investimentos em ativos, de vendas, de preços, de custos e despesas da forma mais realista e precisa possível. De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é alta, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.
Neste processo, o gerente financeiro tem papel essencial e deve ser capaz de tomar decisões em nome dos investidores de uma empresa.
Este deve ter como guia na tomada de decisões o principio de que os benefícios devem exceder os custos de forma que seja aumentado o valor da empresa para seus investidores.