quinta-feira, 12 de julho de 2018

Fundamentos de Marketing


O estudo do mercado surgiu da necessidade das indústrias de administrar a nova realidade, a oriunda da revelação industrial que causou uma transformação de um mercado de vendedores para o mercado de compradores. Neste estágio o MARKETING ainda é inseparável da economia e da administração clássica, pois inicialmente sua preocupação era puramente de logística e produtividade para a maximização dos lucros, surgiu então á cultura de vender á qualquer preço.


Na maior parte das empresas o marketing ocupava há 50 anos apenas um lugar modesto na organização o de serviço comercial, composto por alguns vendedores e empregados, essa função foi-se alargado progressivamente e colocada no mesmo plano das outras direções de produção financeira e de recursos humanos.

Podem-se identificar na evolução do marketing as seguintes filosofias para sua administração:

1- Orientação de produção; a grande questão para a empresa era produzir e não vender, o papel do marketing era essencialmente entregar os produtos em locais onde pudessem serem comprados;

2- Orientação para produtos; considera que os consumidores preferem os produtos de melhor qualidade, desempenho e aspectos inovadores. Portanto as organizações deveriam esforça-se para aprimorar seus produtos permanentes;

3- Orientação para vendas; a orientação para venda significava que o propósito da empresa era vender o que fabricava e não vender o que o mercado (o cliente) desejava, ou seja, a preocupação era com o curto prazo, mas não se importando com o cliente se ele ficava satisfeito ou não;

4- Orientação para o cliente; a função principal da empresa não era mais produzir e vender, mas sim satisfazer a clientela consultando antes de produzirem qualquer coisa o mercado, e com base nas informações levantadas com a pesquisa caso fosse favorável, oferecia produtos /serviços/ de qualidade e de valor para que o consumidor voltasse á comprar seus produtos;

5- Orientação para o marketing socialmente responsável ou marketing societal; sustenta que a organização deveria determinar as necessidades, desejos e interesses do mercado-alvo, então proporcionar ao cliente um valor superior de forma de manter o bem-estar do cliente;

6- Orientação para o marketing histórico; nesta abordagem a empresa tentava compreender e administrar toda a complexidade envolvida na gestão de marketing de uma empresa.
Seguimento do mercado-alvo

O que era definido no planejamento de marketing era o consumidor, e seu mercado-alvo.

Criação de valor

Uma oferta de marketing só alcançaria êxito se proporcionasse o valor ao seu mercado-alvo. O cliente estava sempre apontado entre diferentes ofertas de valor escolhia a empresa que lhe oferecesse uma melhor relação de custo/ beneficio. A estratégias de marketing eram;

– Aumento de benefício
– Redução de custos 
– Aumento de benefícios e redução de custos
– Redução de benefícios em produção menor do que redução de custos

O cliente ficaria satisfeito se o desempenho alcançasse a sua expectativa, e insatisfeito se não alcançasse.

Composto mercadológico

Segundo Jerome McCarthy. Basicmarketing (1960) se trata do conjunto de ponto de interesses para os quais as organizações devem esta atenta, aos seus objetivos de Marketing. O composto era dividido em quatro seções que são;

– Produto do inglês product
– Preço do inglês Prince
– Local do inglês promotion

Rentabilidade de alocação de recursos

Não basta satisfazer o consumidor se for feito de uma maneira lucrativa. A estratégia de marketing deve, portanto, identificar, atrair e manter o cliente rentável. Ou seja, aquele que gerasse um fluxo de receita que excedesse o fluxo de custo.

Ciclo de vida do produto de serviços

O ciclo de vida de um produto ou serviço indica possibilidade do crescimento do mercado consumidor e também os princípios de ação que podem ser seguidos no planejamento do marketing.

Princípios de marketing

Segundo Hooley, Saunders e Piercy (2001) os princípios que servem para guiar tanto o conceito como ação de Marketing são;

O cliente é o centro de tudo: a partir do reconhecimento de que a sobrevivência de uma empresa depende da satisfação do cliente, buscar a melhor forma de atendê-lo;

O cliente não compra produtos: o cliente se interessa nos benefícios que ele obtém por meio da compra, uso ou consumo de bens de serviços;

O Marketing é crucial para ser deixado a cargo apenas do departamento de marketing: o Marketing é uma tarefa de todos na organização. As ações de todos podem ter um impacto sobre o consumidor final e sobre sua satisfação, (Hooley; Saunders; Piercy, 2001, p. 24);

O mercado é heterogêneo: nichos específicos e segmentos distintos. É praticamente impossível uma empresa desenvolver produtos para cada cliente de modo individual; o mercado e cliente mudam constantemente: o dinamismo é uma característica inerente do mercado e do cliente. Mudanças de comportamento, necessidade e preferência precisa ser detectada pela empresa de forma de garantir a adaptações junto ao mercado.




Conceito de marketing

O Marketing tem que ter a habilidade de conhecer as necessidades das pessoas para formatar um bom e um melhor em produtos e serviços para oferecer, ele deve conhecer o mercado e identificar as oportunidades que surgirem estimulando o interesse sobre um determinado produto. O Marketing no pé da letra e este associado á satisfação da necessidade e desejos do cliente.