segunda-feira, 2 de julho de 2018

Gestão de Agronegócios


O agronegócio é um ramo de grande importância e peso determinante na economia de nosso país. A demanda de mão de obra especializada na área é crescente. O gestor de agronegócio detém o conhecimento necessário para empreender e atuar na gestão de empresas e cooperativas especializadas do setor, encontrando e desenvolvendo soluções inovadoras e tecnológicas em todas as etapas de produção e distribuição de agroindústrias.


O profissional da área pode atuar no mercado de trabalho como gestor em empresas agroindustriais, empresas de produção agrícola e empresas de varejo de alimentos; como gestor público envolvido com a formulação e implantação de políticas públicas de desenvolvimento agrícola e desenvolvimento rural; como analista de projetos agroindustriais ou analista de mercados agroindustriais; e ainda como especialista em política agrícola para o mercado interno e externo. 





Também pode atuar na gestão de organizações rurais, ou seja, gerenciamento de agroempresas de escala regional até internacional. Pode também prestar consultoria a diversas instituições e trabalhar como profissional autônomo.


O agronegócio é o somatório dos conhecimentos utilizados tanto para planejar quanto para gerenciar as atividades em uma determinada propriedade rural, passando, inicialmente, pelas fases de cultivo e chegando até a fase de administração dos negócios, o momento final. A área compõe um dos principais campos comerciais e industriais em todo o mundo.


O atuante no campo do agronegócio vai ainda cuidar da distribuição dos produtos e da logística, realizando também as negociações com o mercado nacional e com o mercado internacional.




O gestor do agronegócio deve encontrar e desenvolver soluções inovadoras e tecnológicas para o setor.