Organizações buscam mercados além de suas fronteiras.
A busca não é, necessariamente, por mercados de consumo. Pode ser serviços, capital, tecnologia e mão-de-obra.
Quais são os principais conceitos de comércio e investimento internacionais?
As primeiras trocas internacionais de uma empresa costumam ocorrer via exportação e importação.
Na importação, de forma ampla, pode envolver Global Sourcing.
Conforme a empresa vai conhecendo a atividade comercial internacional e perdendo a aversão ao risco, poderá optar por investimentos que envolvam maior comprometimento.
Desde a década de 70, os fluxos comerciais internacionais vêm se avolumando, superando em muito a média mundial de crescimento do PIB dos países. Evolução brasileira acompanha a tendência mundial.
Como os negócios internacionais diferem dos nacionais?
- diferenças de ambientes institucionais
- assumem riscos de diversas naturezas
Risco Intercultural
Risco país
Risco Cambial
Risco comercial
Quem participa dos negócios internacionais?
MULTINACIONAIS
Buscar oportunidades de crescimento com a diversificação de mercado
Por que as empresas adotam estratégias de internacionalização?
- Obter maiores margens de lucro.
- Adquirir novas ideias sobre produtos, serviços e formas de negociação.
- Ficar mais próximo das fontes de suprimento, beneficiar-se das vantagens do global sourcing ou ganhar flexibilidade no fornecimento de suprimentos.
- Adquirir novas ideias sobre produtos, serviços e formas de negociação.
- Obter acesso a fatores de produção com menor custo ou melhor valor.
- Desenvolver economias de escala em suprimentos, produção, marketing e P&D.
- Enfrentar a concorrência internacional com eficácia ou frustrar o crescimento da concorrência no mercado doméstico.
Por que estudar negócios Internacionais?
- Facilitador da economia global e da interconectividade
- Contribuição para o bem-estar da economia nacional
- Uma vantagem competitiva para a empresa
- Uma oportunidade para a cidadania corporativa global
- Uma vantagem competitiva para você
O CASO WHIRPOOL
Por que as empresas adotam estratégias de internacionalização?
1. Buscar oportunidades de crescimento com a diversificação de mercado
2. Obter maiores margens de lucros.
4. Atender melhor a clientes importantes que se internacionalizaram.
6. Obter acesso a fatores de produção com menor custo ou melhor valor.
7. Desenvolver economias de escala em suprimentos, produção, marketing e P&D.
8. Enfrentar a concorrência internacional com eficácia ou frustrar o crescimento da concorrência no mercado doméstico.
A demanda por profissionais de Gestão de Negócios Internacionais tem aumentado a cada dia. Pode parecer surpreendente, mas o interessante dessa área é que ela é geralmente um tanto neutra a crises. Ou seja, sem crise ou com crise, as empresas vão sempre precisar de alguém que seja capacitado o suficiente para atuar em importação ou exportação.