quinta-feira, 12 de julho de 2018

Organização e Planejamento de Recursos Humanos


Planejar recursos humanos é antecipar sobre o tipo de força de trabalho e os talentos necessários para atingir os objetivos organizacionais num determinado tempo ou período.


Então neste caso, planejamento de recursos humanos consiste em definir os requisitos para conseguir os trabalhadores necessários para a persecução dos objetivos da organização.

Para um bom planejamento é necessário:

  • Ter um conhecimento preciso da natureza dos objetivos da organização;
  • Ter conhecimento da matéria-prima e das disponibilidades internas da organização.
  • Ter conhecimento do mercado de trabalho e das disponibilidades internas da organização;
  • Domínio de técnicas de planejamento.O planejamento de mão-de-obra implica várias atividades das quais destacamos:
  • Consideração das mudanças na utilização de mão-de-obra e efeitos na procurada mão-de-obra;
  • Análise da mão-de-obra existente;
  • Previsão da oferta interna de mão-de-obra;
  • Previsão da oferta externa;
  • Ajustamento das previsões e feedback;
  • Decisão e planejamento.

Muitas organizações não funcionam por si só, elas necessitam de capital humano para a realização de tarefas.

Essa necessidade de pessoal é que faz com que haja uma busca intensa no mercado de trabalho. Que é a fonte onde afluem os candidatos para cobrir as vagas oferecidas pela empresa. Logo, o recrutamento constitui um elo entre a organização e o mercado de trabalho.


Planos de Carreira

Criar planos de carreira para os colaboradores também é uma atividade que deve constar em um planejamento de recursos humanos. Desse modo, os funcionários terão ciência de que poderão crescer dentro da organização e, mesmo que no início ocupem uma função mais baixa na hierarquia organizacional, poderão crescer e ocupar cargos mais altos em médio prazo.

Para o desenvolvimento de planos de carreira, o setor de RH pode contar com o apoio de um psicólogo, pois esse profissional é qualificado para realizar avaliações que identificam quais colaboradores têm o perfil mais adequado para assumir uma liderança ou qualquer outro cargo de maior responsabilidade dentro da organização.




O setor de recursos humanos deve trabalhar para garantir que o crescimento e a lucratividade estejam associados ao respeito aos direitos da equipe, tomando medidas para o bem-estar do trabalhador. Além disso, o RH é responsável por buscar estratégias para melhorar a motivação, produtividade e as relações interpessoais na organização.