terça-feira, 10 de julho de 2018

Organizações e Ambiente Socioeconômico


O Sistema socioeconômico engloba tipos de propriedades e a gestão da economia, com processos de circulação de mercadorias e o consumo destas, além da divisão de trabalho. Um exemplo de sistema socioeconômico é o capitalismo.


A Socioeconomia é a ciência social que estuda como a atividade econômica afeta e é moldada por processos sociais. Em geral, analisa como as sociedades progridem, estagnam ou regridem por causa de sua economia local ou regional, ou da economia global. 

As sociedades são divididas em 3 grupos: social, cultural e econômico.


As variáveis avaliadas nesta prática socioeconômica, sejam elas quantitativas ou qualitativas, são responsáveis por apresentar o desenvolvimento socioeconômico de um determinado local.

Este desenvolvimento é a variação positiva entre os aspectos qualitativos e quantitativos referentes a estas variáveis sociais e econômicas. Em suma, representa um processo determinante para medir as mudanças da estrutura socioeconômica do local.


Normalmente, a prática socioeconômica é relacionada com o conjunto de variáveis subjetivas que qualificam um indivíduo ou um grupo dentro de uma hierarquia ou nivelamento social. É o chamado nível socioeconômico.

Estas variáveis podem ser referentes a aspectos sociológicos, econômicos, educativos, trabalhistas e entre outras, que possibilitem ajudar a identificar um indivíduo em um determinado grupo socioeconômico.




Entretanto, o termo socioeconômico também pode ser utilizado para se referir aos dados de um município. É o perfil socioeconômico.