segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Logística de Suprimentos


Uma visão integrada da logística, de forma a contemplar todo o processo produtivo, é fundamental para a melhoria dos resultados do negócio. E com a cadeia de suprimentos não é diferente.

Uma logística integrada começa no início da cadeia, por meio da administração de materiais e insumos, em que se pode, inclusive, utilizar a tecnologia para a automatização do processo. É aí que entra a logística de suprimentos. Por meio dela há: o controle do material necessário para a elaboração dos produtos, verificando se as quantidades disponíveis atendem às necessidades do negócio.


Vantagens da logística de suprimentos

Por meio de uma logística de suprimentos eficiente é possível reduzir custos, já que o bom relacionamento com fornecedores e contratos de fidelização de reposição podem garantir preços melhores na aquisição.

Além disso, uma melhor estruturação de processos derivada da visão de logística integrada auxilia na otimização dos recursos. Evitando assim falhas em todas as partes da produção e minimizando prejuízos. Inclusive, garantindo um melhor aproveitamento dos insumos.

a negociação de compra com fornecedores, retomando o ponto de que falamos no item anterior; controle de qualidade da matéria-prima recebida; o armazenamento adequado dos insumos nos espaços destinados a este fim, garantindo maior durabilidade e o mínimo de prejuízos por possíveis perdas, administrando prazos de validade e alocação adequada de peças frágeis; o transporte dos insumos do estoque ou locais de armazenamento para o espaço de produção.


Matéria-Prima

A matéria-prima é todo o material fonte que irá sofrer transformação, ou seja, o material que vai ser transformado para um produto acabado. Uma exemplo disto é o algodão, que vai ser transformar em fio para depois virar uma camisa ou roupa.

Sendo assim, a matéria-prima é a principal substância utilizada na fabricação na maioria das vezes, ou seja, é essencial para o desenvolvimento ou produção de algo.

Insumo

O insumo neste caso vai ser o tipo de material, máquina ou equipamento que irá servir como suporte para o produto final, isto é, cada um dos componentes ou elementos usados na produção de mercadorias.

Isso significa que o insumo é fundamental para o desenvolvimento ou para a produção de algo (matéria-prima, força de trabalho ou consumo de energia).





A logística de suprimentos é basicamente aplicada em toda a cadeia de logística, isto é, desenvolve em diversos processos até a chegada ao cliente final.