segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Pesquisa de Marketing


Pesquisa de marketing é a forma principal de gerar dados internos e externos para a sua empresa. Ela oferece informações exclusivas e análises específicas sobre a sua audiência, com o objetivo de obter insights que melhoram seus processos, entregas e relação com o público direcionado em suas campanhas.

Especialmente para profissionais de Marketing, essa pauta parece incansável: tem sempre um novo artigo explicando porque você deve analisar os dados gerados por suas ações, como acompanhar os principais dados, como escolher as melhores fontes, como analisar cada nova informação... a lista parece interminável.

Porém, por outro lado, muitas empresas acabam focando na utilização dos dados gerados por suas ferramentas, redes sociais, analytics e afins, e se esquecem de uma mina de ouro pouco explorada: a formação dos seus próprios dados.

Além de gerar valor para a sua persona, por meio de informações "exclusivas" e análises específicas para sua realidade e da sua audiência, é possível obter diversos insights para melhorar os seus processos, sua entrega e sua relação com o seu público.


Tipos de Pesquisa de Marketing

Existem várias maneiras de se classificar os tipos de pesquisa de marketing. A classificação adotada neste artigo considera primeiramente os objetivos e grau de estruturação da pesquisa e em seguida, a natureza do relacionamento entre as variáveis estudadas resultando na seguinte composição:


Pesquisa de Marketing: pode ser Exploratória ou Conclusiva

Pesquisa Conclusiva: pode ser Descritiva ou Explicativa (Causal)


Pesquisa Exploratória: Fornece conhecimento sobre um tema desconhecido. Gera hipóteses. Utiliza fontes secundárias, estudos de casos, experiências, observações informais, livros.

• Pesquisa Conclusiva: Possui procedimentos bem estruturados; as questões, hipóteses e objetivos são claros:

Pesquisa Descritiva: Provê dados sobre características de grupos.Identifica relações entre variáveis sem interferir no fenômeno observado. Pode ser uma pesquisa evolutiva, como por exemplo, os painéis, e pode ser ocasional, como a pesquisa Ad Hoc, que procura respostas para problemas específicos e pontuais. A pesquisa descritiva utiliza ferramentas como questionários, entrevistas e discussões de grupos conduzidas por um moderador (focus group).

• Pesquisa Explicativa (ou Pesquisa Causal): Mede a intensidade de um fenômeno ocorrido e suas causas. Testa hipóteses, a partir de um projeto experimental, com o propósito de captar relações de causa e efeito e eliminar contradições e hipóteses alternativas que possam prejudicar os resultados. No marketing, as pesquisas explicativas mais freqüentes são os Testes de Mercado.





A pesquisa de marketing é muito importante, e quem a faz, deve saber que informações procurar. Por meio das respostas obtidas, o solicitante deve tomar um posicionamento, se deve ou não continuar com o projeto.