segunda-feira, 10 de setembro de 2018

Sistema de Produção


Sistema de produção: é a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços.

Também dizem respeito a definição do tipo de processo utilizado em manufatura de produtos e serviços,com características diferentes de volume e variedade. Os processos que tem como resultado um produto, são chamados de processos de conversão, uma vez que mudam a estrutura, formato ou composição inicial da matéria-prima. Já o que originarão um serviço, processos de transferência, pois há transferência de conhecimento, know-how e/ou tecnologia.


Existe um modelo genérico para descrever qualquer tipo de sistema de produção, que consiste em entradas, o processo de transformação em si e a saída. As entradas de um processo são divididas em dois tipos de recurso: os recursos transformadores e os de transformação. Os recursos a serem transformados são materiais, informações e consumidores. Os recursos de transformação são compostos por instalações (prédios, equipamentos, tecnologia) e funcionários (pessoas que operam as instalações).

TIPOS DE SISTEMAS DE PRODUÇÃO
É muito importante conhecermos o tipo de sistema com o qual trabalhamos para que possamos definir as estratégias adequadas aquele tipo particular de processo. Nos sistemas de produção temos algumas características definidas para cada processo, conforme apresentamos a seguir:
–Produção contínua: apresentam uma produção contínua ou fluxo em linha, numa sequência única, podendo ser pura (produto único) ou com diferenciação, caracterizada pelas linhas de montagem.
–Produção intermitente: produção realizada em lotes, podendo ser sob encomenda (produtos únicos) ou repetitiva (produtos diferenciados).
–Produção para grandes projetos: onde o projeto é um produto único, de alto custo.


Cada sistema possui suas particularidades, sendo diferenciado pelas características que seu produto ou serviço apresentam. Por exemplo, sistemas que possuem um alto volume de produção apresentam uma baixa variedade de produtos ou serviços (empresas fornecedoras de energia elétrica, por exemplo) e empresas com baixo volume possuem uma alta variedade (empresas de engenharia).