domingo, 30 de dezembro de 2018

Endomarketing



O que significa endomarketing?


Endomarketing é uma estratégia de marketing institucional voltada para ações internas na empresa. É também chamado de Marketing Interno e visa melhorar imagem da empresa entre os seus colaboradores, culminando em uma equipe motivada e reduzindo o turnover (índice de rotatividade).


A importância do investimento nessa estratégia gira em torno da influência dos colaboradores dentro da própria empresa – eles possuem contato diário com todos os processos e isso os torna mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da marca de modo geral.


As ações de endomarketing ajudam a engajar seus funcionários, a melhorar o clima organizacional e a reter os talentos da sua empresa. Entenda tudo sobre o assunto!


As pessoas que trabalham em uma empresa são o que há de mais importante para aquela empresa. É por isso que o endomarketing é tão importante quanto qualquer outra estratégia de marketing.

São os colaboradores que fazem o produto que gera o lucro. São eles que se relacionam com os clientes que consomem o produto. Também são eles que utilizam os insumos e realizam os processos da empresa. Ou seja, quem tem o potencial de reduzir os custos, aumentar a eficiência, melhorar as vendas, fidelizar os clientes e aumentar o lucro final são seus funcionários.


O modo como organização e colaborador se dão tem impacto para ambos. Um indivíduo não irá ser produtivo no ambiente corporativo se ele não se sentir satisfeito e motivado. Logo, ele não trará bons resultados e afetará negativamente a empresa. Para que essa situação não seja uma realidade, é preciso que a empresa se preocupa com o bem-estar e que se importa com cada colaborador.


Isso porque mais que peças importantes na engrenagem da empresa, são seres humanos que irão frequentar o mesmo ambiente todos os dias, por várias horas diárias. Eles irão interagir e conviver uns com os outros. Por isso, tudo precisa estar muito bem alinhado. Assim, o resultado não será negativo. Caso seja, tem o risco de afetar o trabalho individual e também o de equipe.


Ao pensar em uma equipe de vendas que não esteja em sintonia, por exemplo, fica mais fácil ver a importância do Endomarketing. Funcionários desmotivados e insatisfeitos serão improdutivos e não alcançarão o resultado esperado. Com isso, haverá impacto negativo no número de vendas, os vendedores não pensarão em indicar ou recomendar a marca, pois estarão com uma imagem pessimista da empresa. Sem falar na repercussão dessa situação em outros setores.





O endomarketing pode evitar fofocas, intrigas entre as equipes e estresse, dentre outros problemas. Mais do que isso, ele pode gerar empatia e respeito entre os funcionários, confiança entre os diferentes times e construir um ambiente saudável, motivador e inspirador.