Marketing Digital é o conjunto de atividades que uma empresa (ou pessoa) executa online com o objetivo de atrair novos negócios, criar relacionamentos e desenvolver uma identidade de marca. Dentre as suas principais estratégias estão o SEO, Inbound Marketing e o Marketing de Conteúdo.
Observe o conceito de marketing e adicione uma camada de internet. Esse é o “espírito” do marketing digital! Meios digitais envolvem computadores, e a forma dominante de comunicação digital é a internet.
Qual a diferença de Marketing Online e ‘Offline’?
Em muitos lugares, querem colocar o marketing digital como superior ao marketing tradicional (ou vice-versa.)
Mas a grande verdade sobre o marketing é que uma marca não está só na Internet ou fora dela propriamente, mas sim na mente, coração e decisões dos consumidores. Com a separação cada vez menor entre ações on e offline, criou-se o conceito de marketing “all-line”, isto é, marketing que ocorre em todos os lugares, com integração de online e offline.
Porém, não podemos ignorar que há conceito e significado para marketing digital – e esse conceito diz basicamente que o marketing digital é sobre ações online. Marketing é marketing, digital ou offline. E isso é muito importante. (Caso esteja mais interessado em como aumentar logo seus resultados, recomendamos a leitura do nosso guia com as principais Tendências de Marketing Digital para 2019).
As Principais Vantagens do Marketing Digital
As vantagens do marketing digital são tantas que, em 2018, o investimento em publicidade online cresceu mais de 25%.
E esse número não vai parar de crescer.
Isso porque o marketing digital traz alguns benefícios, dentre eles a capacidade de mensurar investimento e resultados, o que não é tão simples no marketing offline.
Outra vantagem é que o marketing digital não é intrusivo. Pelo contrário.
Enquanto a “publicidade antiga” interrompia o consumidor, hoje é possível criar estratégias em motores de busca para ser encontrado por seu público alvo.
Marketing Digital é um conjunto de estratégias com o objetivo de gerar resultado online e offline para empresas, marcas e pessoas.