terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

6 Fatos e Curiosidades Sobre a Área de Administração


Estudar Administração é ingressar num mundo cheio de portas abertas e corredores extensos. Não, não estamos falando de nenhum prédio histórico: falamos de oportunidades que o curso pode oferecer.

A Administração é uma área em constante transformação, talvez a que mais tenha capacidade para se adaptar às demandas da sociedade. E é por isso que o profissional, seja ele bacharel ou tecnólogo, encontra as mais variadas possibilidades de atuação e pode, até mesmo, criar seu próprio caminho.
Ficou interessado em estudar Administração? Acompanhe este post para saber mais sobre o curso!

1. É uma área milenar

Você vai estudar, ao longo do curso, técnicas de gerenciamento que têm origem desde o século VI a.C., ano em que se estima que o livro A arte da guerra, de Sun Tzu, foi publicado.
Esse livro fala de planejamento e estratégia, e prega a importância de conhecer os pontos fortes e fracos de si mesmo e dos inimigos. Todos esses conceitos são pilares das teorias da Administração.
A partir daí a área não parou de se desenvolver, sempre absorvendo as novas ideias originadas em outros campos do conhecimento, como Psicologia, Sociologia e Matemática, e transformando a forma de lidar com o mundo.

2. Oferece um amplo campo de atuação

Muita gente acredita que Administração é apenas lidar com o gerenciamento de empresas, mas a verdade é que vai muito além disso. O administrador é um profissional especializado em analisar informações e cenários para tomar as melhores decisões. E isso pode ser utilizado em inúmeras áreas, como:

Marketing  

Aliado a estratégias de comunicação e vendas, o profissional de marketing vai controlar a forma como a organização e seus produtos ou serviços são vistos, lembrados e consumidos.

Recursos humanos

Por meio da gestão de pessoas, o RH vai criar uma cultura organizacional que alia produtividade e satisfação pessoal, em um ambiente no qual todos saem ganhando.

Logística

Controla os recursos materiais de uma organização, evitando desperdício e garantindo que nada falte no dia a dia dos funcionários.

Empreendedorismo

O administrador sai do curso capacitado para criar e gerir o próprio negócio em todas as frentes. Empreendedores que negligenciam a parte administrativa da sua empresa tendem a fracassar mais cedo.

Comércio exterior

Atua em diferentes países, compreendendo as regras e os métodos de compra e venda internacional.

Consultoria

O profissional também pode auxiliar diversas empresas e organizações a atingirem a excelência por meio da consultoria.
Além dessas áreas das quais falamos, ainda muitas outras podem ser exploradas pelo administrador, que sai do curso com um amplo conhecimento. No entanto, cada uma dessas áreas exige estudo específico. Por isso, escolha seu caminho durante o curso e se especialize!

3. Pode ser estudada a distância

Por ser essencialmente teórico, sem a necessidade de visitas a laboratórios ou equipamentos específicos, Administração é um ótimo curso para se fazer a distância.
A graduação EAD possui o mesmo peso de uma graduação presencial e ainda conta com a facilidade de você poder estudar no horário em que for mais conveniente, sem gastar com deslocamentos e alimentação fora de casa. E esse, por si só, já é o raciocínio de um administrador nato!
Procure saber, no entanto, se o curso que você pretende fazer foi devidamente aprovado pelo Ministério da Educação, independentemente de ser a distância ou presencial. Assim, você não corre o risco de investir em um programa de má qualidade.

4. Não há monotonia ao estudar Administração

Seu caráter abrangente e adaptativo está refletido na grade curricular, que contempla disciplinas como Filosofia e Sociologia, juntamente com aulas voltadas para a prática diária da profissão, como Gestão de Pessoas, Planejamento Estratégico e Contabilidade.
Sendo assim, além de oferecer uma diversidade que vai ajudar você a definir a sua futura especialização, o curso visa proporcionar um conhecimento geral amplo, já que o administrador lida, mesmo que indiretamente, com a sociedade.

5. É o curso com o melhor custo-benefício

Os cursos de Administração estão entre os mais baratos das universidades brasileiras. Muito disso se deve ao fato de não ser necessário nenhum tipo de ambiente ou equipamento especiais para estudar nessa área.
Além disso, quase todas as universidades o oferecem, então você não precisará se preocupar com mudança de cidade, nem com falta de vagas.
Para melhorar o cenário, segundo uma pesquisa do Conselho Federal de Administração (CFA), a média salarial do administrador era de R$ 7.281,12 em 2015.
Ou seja, estudar Administração é um investimento que pode proporcionar um alto retorno a longo prazo. Ainda mais se você não parar de estudar e buscar cada vez mais especialização na área que mais despertar seu interesse. Gestores especializados podem receber salários de até R$ 50 mil reais em posições no alto escalão de grandes empresas.

6. Existem cursos tecnólogos de Administração

Se você tem pressa para entrar no mercado de trabalho, pode optar por um dos muitos cursos tecnólogos voltados para as áreas da Administração. Esses cursos têm duração de 4 a 5 semestres e são perfeitos para uma formação especializada desde o início, voltada para atender às demandas do mercado de trabalho.
Alguns exemplos de cursos são:
  • Gestão de Recursos Humanos;
  • Gestão Financeira;
  • Gestão Pública;
  • Logística;
  • Marketing;
  • Processos Gerenciais.

Embora tenham uma duração menor, esses cursos têm o mesmo peso de uma graduação, o que permite que você faça mestrado, doutorado e especializações posteriores.

Investir em uma graduação ou curso tecnólogo em Administração tem muitas vantagens. Embora seja um dos cursos mais concorridos nas universidades e coloque no mercado cerca de 800 mil novos administradores todo ano, esse tipo de formação vai proporcionar a você o conhecimento e a independência necessários para gerenciar sua própria vida.

Em um mercado de trabalho cada vez mais saturado, o administrador sai na frente, à medida que obtém uma visão global da sociedade e desse próprio mercado. A partir daí é possível aplicar os conhecimentos em gestão na própria carreira e se tornar diretamente responsável por seu sucesso.