terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

Liderança e Motivação


Liderança e Motivação


Motivação e liderança andam lado a lado. Isso porque, a motivação está ligada diretamente ao comportamento humano, e é desencadeada por estímulos que nos levam aos nossos objetivos. Isso é o que os líderes buscam em seus colaboradores. No entanto, a motivação é uma questão pessoal, mas pode ser alcançada por meio de ações coletivas que despertam em cada ser a capacidade de satisfazer suas necessidades para obtenção de objetivos e resultados.


A pessoa motivada é capaz de ultrapassar e superar os seus limites. No ambiente corporativo, os colaboradores devem ter motivos para colocar à mostra todas as suas potencialidades. E quanto maior for a razão, maiores serão as realizações. Por isso, uma organização que necessite de retorno positivo e lucro deve investir na propagação da motivação em seu microambiente.


Os líderes no mercado contemporâneo ganham o espaço que antes era dos intitulados “chefes”, capazes somente de ordenar e não coordenar seus colaboradores.



OS PRINCIPAIS PASSOS PARA OBTER uma liderança eficiente e motivar equipes



Segundo Idalberto Chiavenato, “a liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e em cada um de seus departamentos”.


O forte envolvimento entre líderes e colaboradores, por meio de motivação, apresenta grandes resultados na obtenção de objetivos. Confira três dicas de motivação e liderança para alavancar os resultados de sua empresa:

Desenvolva um clima interno



O microambiente ou o clima interno de uma empresa está ligado, diretamente, aos fatores que motivam seus colaboradores. Alguns dos principais fatores para obter e desencadear esta motivação podem ajudar a desenvolver e reconstruir o seu ambiente.


Estimule as relações interpessoais


Motivações como: um trabalho desafiador, reconhecimento por um bom desempenho, crescimento interno, perspectivas para progressos futuros, realizações e ótimas relações interpessoais afetam, significativamente, as organizações.


Busque aperfeiçoamento


Um bom líder é capaz de propagar com maestria todas as motivações necessárias, ajudando na formação de colaboradores, por meio de superações e estímulos para alcançar os objetivos.