terça-feira, 14 de maio de 2019

Valores Organizacionais


Os Valores Organizacionais são, nada mais, que as atitudes e comportamentos que você espera de todos que a compõem, desde o nível operacional à alta diretoria. Eles devem ser claros e representar sua expectativa sobre o comportamento das pessoas na sua empresa e em nome dela.

Os Valores, em si, não afetam diretamente a lucratividade do seu negócio, no entanto, permeiam a Cultura da organização e, como ela influencia todos os processos, tem relação direta com a melhoria dos seus resultados. Cultura é uma coleção de regras comportamentais que podem estar formalizadas ou não em sua empresa, é vital que todos os colaboradores a conheçam e pratiquem.

Por que isso é importante?

A verdade é que ter Valores Organizacionais claros e bem definidos e uma Cultura que os aplica diariamente pode ser muito benéfico para sua empresa.

Seus Valores funcionam como uma “Bússola Moral” para sua equipe. Eles podem ajudar as pessoas a decidir qual atitude tomar e como agir, independente do desafio que encontram. Além disso, servem como base para que toda tomada de decisão seja consistente. Quando as pessoas tem os mesmos Valores, costumam fazer suas escolhas usando os mesmos princípios.

No entanto, não basta apenas sentar e escrever 5 Valores Organizacionais genéricos e achar que vai dar certo. Os Valores da sua empresa devem ser únicos, além de refletir os seus princípios enquanto empreendedor.

Uma forma simples de descobrir se a sua empresa pratica os seus valores é:

Imagine que você tivesse que começar novamente o seu negócio, do zero, hoje. Avalie seu time e pense em 5 pessoas que seriam as primeiras contratações, não pela performance, mas pela atitude que apresentam no dia a dia. Essas pessoas são o exemplo de atitude que você espera de todos na sua empresa, logo, os Valores que elas praticam são aqueles que você quer difundir entre todos os funcionários.