quinta-feira, 28 de maio de 2020

A Competividade nas Micro e Pequenas Empresas



Criar produtos, expandir mercado, coletar novas ideias, atender bem o cliente, criar facilidades, aperfeiçoar a gestão, inovar. Neste ambiente de ideias e competitividade, mais empresas descobrem na inovação um caminho para se diferenciar e atrair novos clientes. Para isso, é preciso ir além do básico, com iniciativas muitas vezes simples, mas que resultam em benefício de tempo, custo, qualidade e praticidade para o ambiente empresarial e o mercado.

Na Paraíba, em média, 35 empresas por mês aplicaram soluções tecnológicas ou de inovação no ano passado. Os dados integram levantamento do Sebrae Paraíba do número de empresas atendidas pelo Sebraetec (programa de consultoria em inovação e tecnologia). O programa atendeu em torno de 400 empresas durante o ano de 2011.

Dentre as soluções de inovação, o aperfeiçoamento em processo ou produto foi a mais utilizada. Mais de 40% das empresas investiram no aperfeiçoamento de seus produtos ou no processo de produção. A informatização e a criação de uma página na internet também foram soluções encontradas e cada uma delas foi utilizada por 14% das empresas. Outras alternativas utilizadas foram investimento no design, na produção mais limpa e no alimento seguro.

É preciso estar aberto a novas idéias

Segundo Cláudio Soares, para se tornar inovador e competitivo é preciso estar aberto a novas ideias. A inovação pode estar ligada a mudanças simples, como o design da loja ou do produto, à sua organização, à forma de gestão e até mesmo saber ouvir o cliente e o colaborador (funcionário). "É muito importante criar um ambiente favorável entre os colaboradores e incentivá-los a também criarem soluções. Cada funcionário pode ser um potencial inovador da empresa", destaca.