quinta-feira, 28 de maio de 2020

A Importância da Tecnologia da Informação nas Tomadas de Decisões



As novas tecnologias têm mudado drasticamente as vidas das pessoas e também a rotina das organizações. Atualmente, marketing digital, redes sociais, comunicação digital, e-commerce, computação em nuvem, são apenas alguns exemplos de como a tecnologia da informação (TI) mudou radicalmente o mundo dos negócios, somente nas últimas duas décadas. A inovação é o grande passo para o sucesso de qualquer empresa. Inovar significa fazer algo diferente, de forma inteligente, focando em valor, qualidade e produtividade. Para alcançar esse objetivo, o melhor caminho é adotar tecnologias emergentes que promoverão uma eficiente gestão da sua empresa e fornecerão dados para embasar melhor seu processo de tomada de decisões.

Atualmente, a empresa que quer competir globalmente tem que estar preocupada com planejamento de negócios, campanhas de marketing eficazes, gestão sistemática do negócio, monitoramento do mercado em tempo real, suporte ao cliente, entre outros recursos que não são possíveis sem os benefícios oferecidos pela TI. Sistemas de informação adequados podem estruturar dados a partir das operações da empresa e dos registros em relatórios para apresentar ao empresário as melhores soluções para as próximas ações estratégicas do seu negócio.

A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NOS NEGÓCIOS

Diante de um mercado global com normas, diretrizes, legislações, costumes e exigências diversas e distintas, o sucesso de uma empresa do setor frigorífico depende fundamentalmente de certos fatores. Alguns deles são a análise precisa do mercado, desenvolvimento de uma visão do futuro e a escolha da melhor tecnologia. No mundo atual, as ferramentas da tecnologia da informação permitem resolver problemas cada vez mais complexos e planejar com mais eficácia o crescimento do seu negócio.

O marketing digital, por exemplo, se utiliza de diversas ferramentas que permitem promover seus produtos tanto localmente quanto internacionalmente. A computação em nuvem e a comunicação moderna permitem formar uma empresa global, gerenciando e monitorando escritórios e seus colaboradores ao redor do mundo.

A tecnologia da informação e suas ferramentas também podem auxiliar o gestor no planejamento a curto e longo prazo, dando-lhe total apoio no que diz respeito às informações necessárias para criação de estratégias e estabelecimentos de metas a fim de garantir à empresa eficiência e eficácia na conquista dos seus principais objetivos.

TOMANDO AS MELHORES DECISÕES

A tomada de uma decisão envolve vários processos que são intimamente influenciados pela tecnologia. Velocidade e precisão são a chave para tomar a melhor decisão em um mundo altamente competitivo e mutável. As empresas que conseguem analisar o mercado de forma abrangente e promover ações rapidamente, sairão sempre na frente. Pesquisas de mercado podem ser feitas de várias maneiras na internet, usando fóruns, grupos de discussão e até mesmo entrevistas individuais. Atualmente, o Big Data, Google Analytics e o Microsoft CRM Dynamics também são ótimas ferramentas de apoio nesse processo. Essas ferramentas não apenas fornecem informações em tempo real, como garantem precisão nos dados.

A tecnologia simplifica ainda a forma como tomamos decisões em um negócio com base em informações internas. Normalmente, sistemas de gestão contém dados sobre vendas, despesas, investimentos, entre outros dados importantes de sua empresa. Se você precisa saber quanto lucro o seu negócio teve no passado, detalhado em cada período, a TI pode fornecer esses relatórios para qualquer tomada de decisão muito rapidamente.

No entanto, ao adotar ferramentas de processamento de informações em seus processos gerenciais é necessário que as empresas façam um amplo estudo das suas necessidades para, então, decidir qual será a tecnologia mais adequada para o seu negócio. Somente a partir deste pressuposto é que a informação poderá ser uma grande aliada no crescimento do seu empreendimento.