quinta-feira, 28 de maio de 2020

A Motivação no Ambiente de Trabalho



A motivação no trabalho é a chave para o sucesso no ambiente profissional, tanto a nível individual quanto para a empresa. Isso porque ela está diretamente relacionada à satisfação e à produtividade, o que afeta o negócio de uma forma holística.

No entanto, encontrar o combustível para se manter motivado no dia a dia pode ser um desafio que, muitas vezes, os colaboradores não conseguem superar sozinhos. Portanto, cabe à empresa, representada pelo time de RH, criar ações que promovam a manutenção da motivação no trabalho.

No entanto, essa não é uma tarefa fácil. Por isso, separamos algumas dicas para deixar os colaboradores mais motivados e tipos de motivações que podem ser dadas aos funcionários de uma empresa, bem como a importância dela. 

O que é motivação?

Motivação é, de forma bastante objetiva, o conjunto de fatores individuais e contextuais que determinam a tomada de uma determinada ação. Ou seja, ela é aquilo que nos move a realizar determinada tarefa.

A motivação é algo inerente ao ser humano, afinal de contas, para que realizemos qualquer mínima ação em nosso dia a dia, precisamos de algo que nos mova a executar tal ação. De modo geral, a dinâmica é simples: se sentimos fome, somos motivados a comer, por exemplo.

No entanto, quando se trata de questões mais abstratas — como é o caso da motivação no trabalho —, que vão além de nossas necessidades fisiológicas, encontrar esses fatores motivadores é algo menos instintivo e muito mais desafiador.