quinta-feira, 28 de maio de 2020

Integração Empresa e Sociedade



O que é Integração?

Dentro de uma empresa é fundamental que as pessoas estejam cientes de suas funções e gostem de fazê-las. Porém, também é muito importante conhecer os demais processos do departamento e da organização, e ter a liberdade – e a proatividade – de poder auxiliar nesses outros processos.

Esta colaboratividade entre as pessoas e os departamentos é a integração nas empresas e é peça fundamental para o sucesso da organização. Sem isto vários problemas ganham força, afetando não só a imagem da empresa como também o bem-estar dos colaboradores.

Os Problemas Causados pela Falta de Integração

Pense na sua empresa como o corpo humano. Ele é constituído por vários sistemas e órgãos com tamanhos, formatos e funções específicas. Quando tudo está bem, cada peça do organismo desempenha o seu papel e tudo funciona como deveria.

Mas, quando um órgão começa a apresentar falhas por desgaste ou falta de cuidado, os outros sistemas irão tentar suprir sua função até chegar o momento em que os impactos acarretam no esgotamento de todos os sistemas. Nosso corpo é uma mistura de elementos químicos feita na medida certa.

Assim como nas organizações, as partes do corpo humano funcionam de maneira integrada e em harmonia com as outras. Cada departamento tem sua função própria. Porém, se todos não estão em pleno funcionamento, a empresa toda é atingida, afetando diretamente a produtividade, a qualidade, o atendimento ao cliente e outros fatores críticos para o sucesso da organização.