quinta-feira, 28 de maio de 2020

Os Jovens Administradores e o Mercado de Trabalho



As empresas precisam reconhecer que o ambiente de trabalho não é igual ao que vivenciaram há dez anos, esses novos administradores têm ações e reações diferentes a 10 ou 20 anos atrás. Segundo pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas (ONU), 36% dos jovens entre 15 e 24 anos estão atualmente desempregados no Brasil e muitos deles demoram pelo menos 15 meses para conseguir o primeiro emprego. Sendo suas principais dificuldades falta de experiência, concorrência acirrada e exigência cada vez mais apertada.

Com o avanço da tecnologia nas últimas décadas, temos a substituição não só do esforço físico, mas também intelectual, isso possibilita às organizações aumentar sua produtividade sem que isso aumente os números de postos de trabalho, para esses profissionais conseguirem uma oportunidade neste novo e exigente mercado de trabalho, eles precisam além do conteúdo teórico, ter como parte do currículo profissional habilidades como: a capacitação profissional, o conhecimento de línguas, a aptidão para lidar com diversas tecnologias e entre outros quesitos.

A construção da carreira profissional é um dos desafios mais difíceis da vida de uma pessoa, algumas dicas são:

Tenha paixão pelo que você faz: tudo que é feito com amor e dedicação flui de maneira mais natural e com melhores resultados.

Tenha clareza em suas metas e objetivo: traçar metas e objetivos é crucial para realmente saber o que quer e onde chegar.

Fique antenado nas tendências: visão do futuro, tendo uma percepção do que acontece e o que poderá acontecer.

Seja perseverante: jamais desista, suas experiências vêm de tentativas e falhas, ninguém nasce pronto para o mundo profissional.

Hoje, o mercado exige que os jovens profissionais já estejam prontos, pois além de poucas empresas estarem dispostas a treinar esses jovens, elas querem resultados sólidos e rápidos. Uma das maneiras mais fácies de um jovem administrador ingressar em uma grande empresa são processos de estágios, programas de trainee e concursos públicos, sendo o estágio o mais indicado para quem está iniciando a carreira, pois nele os novos administradores terão a oportunidade de exercer suas atividades e adquirir sua experiência.

É muito importante que o jovem administrador esteja sempre em busca de conhecimento, sendo palestras, livros, cursos e programas de estágios para adquirir todo conhecimento e experiência que o mercado de trabalho busca em um profissional. Outro fator importante, não menos importante, é o comprometimento e a seriedade. Esse conjunto de qualidades é um grande passo não só para o jovem administrador ingressar no mercado de trabalho, mas se manter e ser bem-sucedido nele.