quinta-feira, 28 de maio de 2020

Os Novos Rumos do RH nas Empresas



Os funcionamentos das organizações são relacionados com os recursos da administração por meio do RH, pois a administração de recursos humanos (ARH) é um dos campos mais importantes de uma organização, ela se encarrega de recrutar, selecionar, contratar, formar e manter os funcionários das empresas.

Segundo Gil (1999 apud Sousa, 2009, p. 19)

A ARH é o ramo especializado da ciência da administração que envolve todas as ações que tem como objetivo a interação do trabalhador no contexto da organização e o aumento de sua produtividade. Segundo o autor: “É, pois, a área que trata de recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, manutenção, controle e avaliação de pessoal”.

O novo conceito de ARH está relacionado com ambiente que é proporcionado pela empresa pois este ambiente pode contribuir e proporcionar qualidade de vida organizacional de modo que as pessoas tenham uma estrutura elevada onde as mesmas abrangem um reconhecimento humano.

A ARH é entendida como um processo de gestão de RH porque sua função estratégica envolve a nomenclatura e a prática necessária para os gestores das empresas.

De acordo com Sousa (2009, p. 19)

Assim, pode-se dizer que a ARH consiste no planejamento da organização, no trabalho com pessoas, em ter sensibilidade no ato de gerenciar as ideias dos colaboradores com benefícios do trabalho da empresa. E uma área multidisciplinar que envolve vários conhecimentos em diversas áreas.

Em uma organização gerenciada com competência o planejamento é essencial, pois promove benefícios multidisciplinares para os colaboradores e para própria empresa que desenvolverá mais conhecimentos tornando seus funcionários pessoas mais capacitadas com uma melhor qualidade de vida no trabalho (QVT) e com um índice de produtividade, em áreas diversificadas, elevado.